segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A origem e o significado dos levitas

É costume nos dias atuais, a designação Levitas para cantores, músicos e obreiros. Como surgiu e qual a real significância desse título?
A história inicia-se com o descendente do patriarca Abraão: Jacó. Que após enganar o seu pai Isaque e ser abençoado em lugar de seu irmão Esaú, teve de fugir de sua terra e procurar abrigo nas terras de seu tio Labão. Lá, apaixonou-se pela bela Raquel e ofereceu-se para trabalhar durante sete anos para seu tio Labão como dote por Raquel, mas for enganado por seu tio que trocou Raquel por Léia, na noite de núpcias. Para ficar com seu grande amor também, teve de trabalhar mais sete anos.
Iniciou-se uma disputa da parte de Léia pelo amor e atenção de Jacó. Quando Levi, o terceiro filho lhe nasceu, ele já veio com uma importante missão: juntar o pai Jacó e a mãe Leia e fomentar o amor entre eles.
Posteriormente os descendentes de Levi foram designados para o sacerdócio e tomar conta do santuário. Eram também responsáveis pelo culto a Deus.
Nos nossos dias, os Levitas desempenham o mesmo importante papel de séculos atrás. São responsáveis por aproximar o povo de Deus. Que possamos desempenhar esse papel com unção e poder do alto! Medite nisso.

Nenhum comentário: