segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quero ser um cantor, o que fazer?

Essa pergunta te chamou atenção? Que bom, então provavelmente você seja um cantor ou deseja ingressar nesse importante ministério. Como professora de técnica vocal e canto, sinto-me preparada para discorrer sobre esse assunto com uma certa ousadia.

1. Para ser um cantor você precisa ter aptidão natural para o canto.
Lido diariamente com excelentes alunos, mas também com pessoas que manifestam o profundo desejo de serem cantores, mas não possuem a mínima aptidão para tal ministério, não tem afinação, nem ritmo e nem postura de cantores. A esses o ministério do louvor não é impossível, mas, garanto que o esforço e a dedicação devem ser dez vezes maiores do que os que possuem o dom natural. Na minha caminhada diária, já me surpreendi com alunos, que, imaginava eu, que não fosse haver solução para eles, e a força de vontade, treino e muita disciplina desse indivíduo mudaram o quadro radicalmente. E por esse motivo é que aposto em todos os meus pupilos.

2. É muito importante a acessoria de um profissional.
Você já fez aulas de canto? Já fez algum exame para ver como estão as duas pregas vocais? Isso é muito importante. Digo isso por experiência própria, porque por anos cantei sem um acompanhamento e quando fui procurar ajuda, detectou-se problemas em minhas pregas vocais decorrentes do fato de cantar fora de minha extensão vocal. Um professor de canto irá te ajudar a conhecer os seus limites vocais, isso é primordial para um bom cantor, e uma visita a um médico especialista (otorrinolaringologista) poderá prevenir patologias graves, preservando assim sua voz abençoada.

3. A escolha de um bom repertório irá auxiliá-lo em suas ministrações.
O cantor é um auxiliar do pregador, ele prepara o clima espiritual do ambiente para se ouvir a mensagem, portanto, o repertório deve ser vasto e condizente com o tema do culto. Um exemplo, se for uma reunião de missões, o seu repertório deve conter uma música específica para tal situação, ou a santa ceia, reunião de oração, natal, dia da bíblia, dia das mães, pais e tantos outras datas especiais. O cantor deve ter a sensibilidade de oferecer o louvor adequado para cada situação. Já presenciei um culto de natal onde não teve um único hino natalino, foi o pior culto de natal de minha vida, muito triste. Deve-se ter o cuidado também para não ser repetitivo, sempre o mesmo hino, torna-se enfadonho. Tem épocas onde determinados hinos estão em alta e são tão freqüentes que chegam a causar repulsa ao ouvi-los mais uma vez, portanto, muito cuidado na repetição.
Tenha cuidado também com os tons, se você canta com playback, os tons dos hinos escolhidos devem estar dentro de seus limites vocais, se você canta com instrumentistas a mesma dica vale para você, portanto, o ensaio é primordial para a determinação do tom ideal para cada canção.
E, por fim, extremo cuidado na escolha dos hinos para compor o seu repertório. Existem hinos para se cantar, e existem hinos somente para se ouvir, hinos repetitivos, hinos chatos que não edificam em nada a vida de seus ouvintes, não quero criar uma discussão, somente peço que usem o bom senso. As músicas para fazerem parte de meu repertório pessoal devem primeiro me tocar, depois, tenho certeza que o Espírito Santo usara a mesma canção para tocar meus ouvintes.

4. Um cantor deve estar sempre pronto para quando for solicitado.
Na bolsa de um cantor deve sempre conter, ou um playback, ou uma cifra de algumas músicas ensaiadas, ou mesmo, para quem não usa esses dois meios, deve ter uma lista mental de algumas boas sugestões e seus respectivos tons. Por que?
Por que um soldado deve estar sempre pronto para a batalha? Você é um soldado batalhando neste mundo, lutando em guerras espirituais. Com seu louvor os anjos vencem batalhas por nós, o seu louvor chega ao céu como um cheiro suave nas narinas de Deus, o seu louvor tem o poder de salvação, de cura e de libertação. É por esse e outros motivos que você deve estar sempre pronto!

5. Um cantor deve ter disciplina e ensaiar freqüentemente.
Já ouvi essa pergunta inúmeras vezes: Sou um cantor, preciso ensaiar em casa? Como um bom músico, você deve ter disciplina e reservar o seu tempo diário para ensaiar, rever ser repertório, ir atrás de novas canções e preparar-se vocalmente.
Freqüentemente ouço o seguinte comentário no púlpito de nossas igrejas: “...irmãos, não tive tempo de ensaiar, mas vou louvar mesmo assim...” Queridos, acho isso deprimente... Qual é o cantor que não consegue tirar alguns minutos durante a semana e dar uma passadinha no louvor que vai entoar? Talvez se tivesse disciplina em sua vida conseguiria se organizar, priorizar as coisas importantes, quem sabe não conseguiria um tempo para adorar o Senhor dos Senhores e Rei dos Reis, Supremo sobre nossas vidas, talvez se substituísse alguns minutos da novela, conseguiria algum tempo. Pesquisas revelam que um jovem de 18 anos já passou 5 anos de sua vida em frente à televisão, é assustador, não é?
Será que Deus merece qualquer “porcaria” vinda de nossa parte? As bênçãos de Deus são as mesmas “porcarias” que você oferece a ele? A mim Deus te dado somente o melhor, e é isso que oferece ao meu Senhor: meu melhor!

6. O preparo espiritual do cantor.
Um levita não pode ser displicente com o preparo espiritual. Não é porque ele é um músico que não precise orar, ler a bíblia, ser freqüente na escola de estudo bíblico, cursos de teologia, cultos de ensino, de doutrina. Além do preparo físico, emocional e intelectual, também deve-se observar o preparo espiritual.
Um cantor sem a atuação do Espírito Santo é vazio, a mensagem que ele passa jamais chegará aos corações necessitados, será apenas um cantor e não um adorador, seu ministério jamais atingirá o propósito de Deus para sua vida.
Nossas igrejas estão superlotadas, abarrotadas de cantores, mas os adoradores são poucos. A palavra do Senhor diz, em João 4:23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” Será que o Pai pode achar em você um verdadeiro adorador?
A oração é o ponto crucial da vida do adorador, é no meio da oração que o Espírito Santo atua. O conhecimento da palavra vai ajudá-lo a selecionar boas e más canções em seu repertório. Às vezes fechamos nossos olhos e cantamos hinos que não condizem com a palavra do Senhor, somente por possuir uma melodia tocante. Que tipo de adorador você está sendo?

Queridos! Ser um cantor e adorador não é só abrirmos nossa linda boquinha e sairmos por aí emitindo sons... precisamos de uma boa dose de talento, muito preparo e dedicação ao ministério da música que é tão sublime e santo. Devemos levar a sério e termos compromisso com Deus e com sua palavra. Abençôo o seu ministério e oro a Deus para que as suas bênçãos sejam abundantes sobre a sua vida, caro cantor. Que Deus te dê forças e graça para suportar os dias maus, porque eles virão... É! Existem dias maus nesse ministério também, como em todos os outros. Mas não desanime, porque se você estiver no caminho certo, a benção de Deus estará contigo!

Escritora Denise C. S.

Um comentário:

Bruno César Bastos disse...

Paz do Senhor Escritora Denise,
Gostei muito desses métodos e vou começar à cumpri-los.
Eu também canto, tenho um Sonho de gravar um cd um dia, tenho promessa de Deus e vou lutar para que um dia eu possa impactar vidas através do meu louvor em todos os lugares por onde eu passar!
Esse texto me motivou muito e estava precisando de o lêr. Existe tantas coisas para fazêr uma pessoa desistir dos Sonhos!
Enfim, Muito obrigado pelo texto!

Envie algumas sugestões para o meu e-mail: brunomusic2012@live.com

Agradeço a compreenção!!
Fique na Paz!
-Bruno!