quarta-feira, 19 de maio de 2010

Os benefícios da música

Sabe-se que a música trás uma série de benefícios para quem a ouve, e muito mais para quem a ouve e a executa, um folheto apresentado na feira da música em São Paulo, apresenta 10 benefícios da música, transcrevo-os aqui:

1. A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo;
2. Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
3. O estudo musical amplia o raciocínio nas crianças na escola;
4. Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares;
5. Pessoas de mais idade envolvidas em fazer música têm melhorias significativas na saúde;
6. O fazer musical altera algumas regiões do cérebro para combater o mal de Alzheimer;
7. O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;
8. A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico;
9. Estudos comprovam que aulas de teclado para idosos provocam aumento do hormônio do crescimento, colaborando no aumento do nível de energia, das funções sexuais e da massa muscular, evitando osteoporose e rugas;
10. Em todas as idades, a música reforça o sentimento e convivência em grupo, proporcionando melhorias no relacionamento interpessoal.

Talvez você não deseje ser um cantor ou instrumentista profissional, mas use a música como uma terapia. Aprenda a tocar um instrumento ou faça aulas de canto, você verá como a música irá estimulá-lo motora e mentalmente. Como terapia, sugiro cursos de maior facilidade, tais como: canto, coral, flauta doce, violão ou teclado.
Mas, se você deseja seguir carreira profissional na música, jamais aprenda um instrumento que outras pessoas gostam, ou o que está na “moda”, mas faça um curso com o qual você realmente se identifique, senão, não terá estímulo para seguir em frente.
Siga com perseverança, e você verá como é estimulante e gratificante fazer parte dessa grande família de músicos, adoradores do grande Mestre.

Nenhum comentário: